Prescrição farmacêutica: como fazer com a Clinicarx

busca

Está sem tempo para ler este artigo?

Escute o áudio completo com todo conteúdo:

A prescrição farmacêutica é uma das maiores revoluções da profissão dos últimos anos. Ela vem se convertendo em realidade dia após dia, com milhares de profissionais aderindo a esta prática.

Na sua farmácia, você faz prescrição farmacêutica? 

Com a Resolução CFF 586/2013, a prescrição farmacêutica foi regulamentada e faz parte dos serviços clínicos disponíveis em farmácias e outros estabelecimentos de saúde. 

Este marco na legislação farmacêutica também trouxe uma nova necessidade: o preparo e a qualificação do farmacêutico que está à frente do atendimento. 

Algumas condições clínicas podem ser tratadas com medicamentos prescritos pelo próprio farmacêutico, que também acompanha a farmacoterapia. É uma situação que pede por capacitações além da graduação desses profissionais. 

Quando uma pessoa se sente mal, com algum sintoma, o que ela faz? Você talvez imagine que ela vá ao médico ou tome algum medicamento por conta própria, mas a realidade é outra. 

Um estudo publicado no Brasil revelou que a maioria (60%) das pessoas não faz algo em relação aos sintomas, apenas espera passar. Cerca de 32% se automedicam e apenas 8% procuram auxílio médico. Portanto, a automedicação é uma abordagem mais utilizada que a prescrição médica como conduta terapêutica pelos pacientes.

Segundo uma revisão sistemática publicada em 2015, 35% dos adultos brasileiros utilizaram algum medicamento por conta própria nos últimos 15 dias. 

É uma das taxas de automedicação mais altas do mundo. Os analgésicos, relaxantes musculares e anti-inflamatórios são os medicamentos mais usados.

Neste artigo, vamos abordar as temáticas referentes ao autocuidado e como o farmacêutico pode fazer uma prescrição farmacêutica com segurança através da Clinicarx.


prescrição farmacêutica e tecnologia

Automedicação x Autocuidado

Podemos dizer que a automedicação é ruim, mas o autocuidado é bom. Autocuidado significa tomar atitudes para melhor cuidar de si mesmo, seguindo algumas regras que maximizem os benefícios e reduzam os riscos. 

A recente reportagem sobre casos de “empurroterapia”, em que balconistas de farmácias são pagos para recomendar medicamentos sem necessidade aos clientes da farmácia alerta para a importância do farmacêutico e da orientação por um profissional da saúde. 

A obrigatoriedade do farmacêutico presente em farmácias e drogarias foi reiterada pela Lei 13.021/14 e determina, ainda, o farmacêutico como único responsável técnico do estabelecimento.

Dessa forma, o paciente pode receber orientações em saúde e prescrições de acordo com a real necessidade e de maneira segura.

Tomar medicamentos isentos de prescrição médica (MIPs) para cuidar de sinais e sintomas menores, seguindo algumas precauções básicas, é autocuidado. Aqui começa o papel do farmacêutico. 

Segundo dados da Abrafarma, cada farmacêutico atende, em média, 10 pessoas por dia que solicitam indicação de medicamentos. 

Portanto, são 18 milhões de atendimentos desse tipo por mês, apenas nas maiores redes de farmácias.

Segundo estudo do IBOPE/Interfarma publicado em 2011, 69% das pessoas procuram pelo farmacêutico quando decidem comprar medicamentos sem receita médica.

Por que fazer prescrição farmacêutica?

A maioria das indicações de medicamentos feitas por farmacêuticos nas farmácias não gera uma prescrição por escrito.

Isso é ruim, pois passa a ideia de que aquele atendimento é informal e não é um atendimento de saúde, mas apenas uma venda simples. Isso desvaloriza o profissional e pode prejudicar o paciente.

Uma prescrição por escrito, clara e legível, aumenta a segurança do paciente e, portanto, as chances de sucesso do tratamento. 

É direito do consumidor receber a informação completa sobre o produto que compra, especialmente quando esse produto foi recomendado por um profissional da saúde no próprio lugar dessa compra, a farmácia.

Além disso, é uma questão de marketing do serviço. Entregar uma prescrição escrita significa tangibilizar o serviço e melhorar a experiência do paciente. Isso transmite credibilidade e gera mais confiança e fidelização.

Prescrição farmacêutica segura e de qualidade

Nós temos uma preocupação especial com a forma como o farmacêutico irá elaborar sua prescrição.

Por isso, a Clinicarx possui prescrições automáticas cadastradas na plataforma para a autonomia do farmacêutico e segurança ao prescrever.

    • Inserimos na plataforma apenas produtos isentos de receita médica, a fim de que o profissional emita prescrições apenas para produtos isentos de receita médica, a fim de evitar erros de legalidade;
    • São diversas categorias de produtos que um farmacêutico pode prescrever: MIPs, dermocosméticos, nutricosméticos, suplementos alimentares, fórmulas magistrais, entre diversas outras;
    • Fornecemos uma ampla biblioteca com mais de 500 prescrições farmacêuticas prontas, para uma série de sinais e sintomas comuns, sensíveis ao cuidado farmacêutico;
    • A prescrição gerada tem um design único, personalizado e intuitivo, que vai reforçar a autoridade e profissionalismo daquele atendimento. Com isso, aumentam as chances de sucesso do tratamento.

Passo a passo para prescrever com a Clinicarx

Durante um atendimento, com a aba “Procedimentos” aberta, clique no botão “Prescrição” Farmacêutica”:

Buscar prescrições prontas

    1. Caso já tenha criado anteriormente uma prescrição para determinados sinais/sintomas ou queira usar uma das Sugestões Clinicarx ou as Sugestões da  Rede, pesquise pelos Sinais e Sintomas que este paciente apresenta.
    2. Ao pesquisar por sinais e sintomas, nosso sistema retornará com os tratamentos sugeridos, já incluindo a posologia e orientações ao paciente. Basta selecionar uma ou mais prescrições de medicamentos e clicar em “Adicionar” para adicioná-la ao atendimento.
    3. A prescrição adicionada aparecerá no lado direito no box “Sua prescrição”, permitindo que remova se necessário, clicando no ícone de 3 barras.

Para editar as prescrições, você deve clicar na aba “Condições e Tratamentos”, procurar pela prescrição que deseja editar e clicar no ícone de 3 barras.

prescrição farmacêutica

Criar uma nova prescrição

Selecionando a opção Produto: 

    1. Inicie indicando se sua prescrição será de um produto (para produtos comerciais), fórmula (produtos magistrais) ou outros tipos de tratamento (não-farmacológicos).
    2. Caso opte por prescrever um produto, pesquise pelo nome do produto na barra de busca, que inclui pesquisa pelo nome da marca e do princípio ativo.
    3. Em seguida, selecione a apresentação.
    4. Informe a forma farmacêutica e o número de unidades na caixa. Caso você selecione uma forma farmacêutica que não seja possível contabilizar as unidades contidas na caixa (ex: bisnaga, frasco, gotas, jatos, medida), tente estimar quantas doses aquela embalagem possui, baseando-se na posologia do tratamento.
    5. Informe ainda a frequência e a duração do tratamento. Caso o tratamento seja de uso ocasional, lembre-se de informar qual é a duração do tratamento em dias.
    6. Organize os horários de medicação deste paciente, escolhendo a quantidade a ser utilizada em cada dose e o período (refeição ou horário) .  
    7. Caso seja necessário, acrescente orientações extras ao seu paciente e clique em adicionar Instruções adicionais.
    8. Vincule sinais e sintomas que te auxiliarão a localizar esta prescrição futuramente.
    9. Clique em adicionar ao concluir o preenchimento de todas as informações e pronto! Sua prescrição está salva e você poderá utilizá-la futuramente.  

gif2

Selecionando a opção Fórmula:

    1. Inicie indicando se seu tratamento será um produto, fórmula ou outros tipos de tratamento.
    2. Caso opte por prescrever uma fórmula magistral, inicie atribuindo um nome para a sua fórmula no campo Nome da fórmula.
    3. Em seguida, utilize o campo Formulação para digitar a fórmula que deseja prescrever ao paciente utilizando até 100 caracteres. 
    4. Informe a forma farmacêutica e a quantidade de unidades prescritas.
    5. Informe ainda a frequência e a duração do tratamento. Caso o tratamento seja de uso ocasional, lembre-se de informar qual é a duração do tratamento em dias.
    6. Organize os horários de medicação deste paciente, escolhendo a quantidade de unidades a serem utilizadas em cada dose e o período.  
    7. Caso seja necessário, acrescente orientações extras ao seu paciente clicando em Adicionar Instrução adicional.
    8. Vincule sinais e sintomas que te auxiliarão a localizar esta prescrição futuramente.
    9. Ao concluir o preenchimento de todas as informações, clique em adicionar e pronto! Sua prescrição está salva e você poderá utilizá-la futuramente.


Selecionando a opção outros: 

    1. Inicie indicando se seu tratamento será um produto, fórmula ou outros tipos de tratamento.
    2. Caso opte por prescrever um tratamento do tipo outro, inicie atribuindo um nome para o seu tratamento no campo Nome do tratamento.
    3. Em seguida, utilize o campo Descrição do tratamento para digitar os dados que deseja disponibilizar aos paciente utilizando até 100 caracteres.
    4. Vincule sinais e sintomas que te auxiliarão a localizar esta prescrição futuramente.
    5. Clique em adicionar ao concluir o preenchimento de todas as informações e pronto! Sua prescrição está salva e você poderá utilizá-la futuramente.  

Quanto mais prescrições farmacêuticas você fizer, maior será seu banco de prescrições sugeridas. Lembre-se de sempre vincular Sinais e sintomas às suas prescrições para que nas próximas vezes você possa encontrá-las mais facilmente e rapidamente através da busca por prescrições prontas. 

É um imenso potencial. Nós temos uma base estruturada com mais de 15 mil produtos que um farmacêutico pode prescrever!

Com o plano Free da Clinicarx você tem acesso à prescrições personalizadas e automatizadas dentro da Clinicarx, são mais de 500 protocolos cadastrados na nossa Base de Prescrição Smart Rx.

A Smart RX: Base de Prescrições Padronizadas

Criamos uma base com mais de 500 protocolos prontos de prescrição farmacêutica, indexados em um sistema inteligente que chamamos de SmartRx®.

Se o paciente apresenta uma condição para a qual você não tem segurança sobre o que recomendar, o sistema irá te apoiar nessa tomada de decisão. 

Cada sugestão Clinicarx traz o produto, apresentação e posologia corretos, já selecionados conforme idade e sexo do paciente.

É um sistema rápido e seguro para você consultar e fazer prescrições farmacêuticas visando um maior benefício dos seus pacientes. 

E um bônus: para diversos protocolos e produtos sugeridos, a Clinicarx University oferece cursos online de curta duração gratuitos, focados em prescrição farmacêutica, para que o profissional se desenvolva ainda mais.

Mude sua prática, seja no balcão ou no consultório farmacêutico. Forneça uma prescrição farmacêutica na próxima vez que um paciente lhe solicitar uma recomendação de tratamento.

Seus resultados profissionais nunca mais serão os mesmos!

*Este artigo foi revisado pelo corpo técnico da Clinicarx.


banner free nova ver 2

Artigo escrito por:

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com a sua rede.

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Telegram
0 0 votos
Avaliação
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

Sumário

Busca

Compartilhe

News Clinicarx

A Clinicarx é a Plataforma que leva Serviços de Saúde à população através das farmácias.

Quer saber mais sobre serviços farmacêuticos?

Aproveite e veja também

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar e melhorar a sua experiência conosco.
Para mais informações sobre cookies bem como para exercer o seu direito de desabilitá-los, consulte nossa Política de Privacidade.  Ao Clicar em aceitar, você concorda com todos os cookies.