Baixe nosso APP.

Vacina Tríplice Bacteriana do Adulto

Vacina dTpa que protege contra difteria, tétano e coqueluche. Não deixe que complicações graves afetem a sua saúde – vacine-se com a Vacina Tríplice Bacteriana do Adulto.
Crianças
Adolescentes
Adultos
Gestantes
Clique para consultar o preço em locais próximos a você

A Vacina Tríplice Bacteriana do Adulto, também chamada dTpa, é uma vacina que protege contra três doenças bacterianas graves: difteria, tétano e coqueluche. Essas doenças podem causar problemas respiratórios graves, paralisia e até mesmo a morte.

A vacina é importante para adultos de todas as idades, mas é especialmente importante para aqueles que estão em risco de exposição às doenças, como trabalhadores de saúde e viajantes internacionais. Também é usada como vacina de reforço em crianças e na vacinação de gestantes.

A sigla dTpa é um acrônimo para a vacina tríplice bacteriana acelular para adultos. “dTpa” é uma abreviação para difteria, tétano e coqueluche (pertussis) acelulares. “Acelular” significa que a vacina é feita com fragmentos das bactérias que causam essas doenças, em vez de com a bactéria inteira. As letras “d” e o “p” minúsculas significam que a quantidade de toxóide diftérico e de componentes pertussis são menores que na vacina tríplice bacteriana infantil (DTPa).

Depois de receber a vacina, a maioria das pessoas desenvolve imunidade duradoura contra as três doenças. No entanto, é recomendado que os adultos recebam uma dose de reforço a cada 10 anos para manter a proteção.

Como todas as vacinas, a vacina tríplice bacteriana pode causar alguns efeitos colaterais leves, como dor no local da injeção, vermelhidão e inchaço. Esses efeitos colaterais geralmente desaparecem em alguns dias. Raramente, a vacina pode causar reações mais graves, como febre ou reações alérgicas. Se você experimentar quaisquer sintomas graves após a vacinação, informe imediatamente o seu médico.

Apesar de algumas pessoas terem medo de receber a vacina, ela é segura e eficaz na prevenção dessas doenças graves. Se você estiver em risco de exposição à difteria, tétano ou coqueluche, ou se não tiver certeza se já recebeu a vacina, fale com o seu médico sobre a possibilidade de se vacinar. Lembre-se, a vacinação é a melhor maneira de proteger a si mesmo e aos outros contra doenças graves e potencialmente fatais.

A Vacina Tríplice Bacteriana do Adulto está indicada para adultos de todas as idades que desejam se proteger contra difteria, tétano e coqueluche. No entanto, alguns grupos de pessoas podem estar em maior risco de exposição às doenças e, portanto, podem beneficiar-se mais da vacinação. Alguns exemplos incluem:

• Trabalhadores de saúde: os trabalhadores de saúde estão expostos a doenças bacterianas durante o exercício de suas funções, e a vacina tríplice bacteriana pode ajudar a protegê-los e a evitar a transmissão dessas doenças para os pacientes.
  • Adultos que convivem com crianças menores de 2 anos, sobretudo com bebês com menos de 1 ano, incluindo familiares, babás e cuidadores.
  • Viajantes internacionais: os viajantes para países onde a difteria, o tétano e a coqueluche são mais comuns podem estar em maior risco de contrair essas doenças. A vacinação antes da viagem pode ajudar a protegê-los durante a viagem.
  • Pessoas com condições médicas preexistentes: as pessoas com condições médicas preexistentes, como doenças cardíacas ou diabetes, podem ser mais propensas a complicações graves se contraírem difteria, tétano ou coqueluche. A vacinação pode ajudar a protegê-las dessas doenças.
  • Gestantes: A dTpa está recomendada em todas as gestações, pois além de proteger a gestante e evitar que ela transmita a Bordetella pertussis ao recém-nascido, permite a transferência de anticorpos ao feto protegendo-o nos primeiros meses de vida até que possa ser imunizado.

Além dos adultos, a vacina dTpa é indicada como dose de reforço das vacinas DTPa ou DTPw em crianças a partir de 3 anos de idade e adolescentes.

Se você está em um desses grupos ou tem outro motivo para se preocupar com o risco de contrair difteria, tétano ou coqueluche, fale com o seu médico sobre a possibilidade de se vacinar. Eles podem ajudá-lo a determinar se a vacina tríplice bacteriana é adequada para você e quando é a melhor hora de se vacinar.

A vacina Tríplice Bacteriana do Adulto – dTpa é aplicada em dose única, como dose de reforço nas seguintes situações:

• Para crianças com 4-5 anos, como dose de reforço para quem recebeu vacinação completa DTPa ou DTPw.
  • Para adolescentes e adultos, como dose de reforço, para quem recebeu recebeu vacinação completa DTPa ou DTPw na infância.
  • Para gestantes, uma dose de dTpa, a cada gestação, ​a partir da 20ª semana de gestação. ​Se não vacinadas durante a gravidez, devem receber uma dose após o parto​, o mais precocemente possível (de preferência ainda na maternidade).

No caso de pessoas não vacinadas ou com esquemas incompletos da vacina contra o tétano, utiliza-se o seguinte esquema vacinal:

• Para crianças com mais de 7 anos, adolescentes e adultos que não tomaram ou sem registro de três doses de vacina contendo o toxoide tetânico anteriormente, recomenda-se uma dose de dTpa seguida de duas ou três doses da dT.
  • Para crianças com mais de 3 anos, adolescentes e adultos não vacinados, com histórico vacinal desconhecido ou esquema básico contra o tétano incompleto: uma dose de dTpa a qualquer momento, seguida de uma ou duas outras doses da dT (dependendo de quantas faltam para completar o esquema de três doses contra o tétano). A vacina dTpa pode substituir a vacina dT.

A farmácia pode vir a solicitar uma receita médica para aplicação desta vacina. Para conversar com o médico e obter uma receita, você pode realizar uma consulta médica online agora mesmo.

Por ser um tratamento preventivo, é esperado que a pessoa não apresente nenhum sintoma ou esteja doente no momento de receber a vacina.

O(a) profissional irá avaliar sua carteira de vacinação, ou receita médica, para confirmar a indicação da vacina. Depois disso, irá aplicar a vacina e fornecer um comprovante de vacinação, juntamente com orientações sobre cuidados pós-vacinais.

Antes de tomar a vacina Tríplice Bacteriana do Adulto, importante observar algumas precauções básicas para garantir que a vacinação seja segura e eficaz:

• Em caso de doença aguda com febre alta, a vacinação deve ser adiada até que ocorra a melhora
  • Em pessoas com doenças que aumentam o risco de sangramento, a aplicação intramuscular pode ser substituída pela subcutânea.

Após a vacina Tríplice Bacteriana do Adulto, é importante observar os seguintes cuidados:

• Usar compressas frias para aliviar a reação no local da aplicação, se necessário.
  • Em casos de dor local mais intensa pode ser usada medicação para dor, sob recomendação do profissional.
  • Se ocorrer uma reação local muito intensa (Arthus), é importante observar o intervalo de dez anos após a aplicação da última dose da vacina para se administrar a dose de reforço.
  • Qualquer sintoma grave ou inesperado após a vacinação deve ser notificado ao serviço que a realizou.

A Vacina Tríplice Bacteriana do Adulto é geralmente segura e eficaz para a maioria das pessoas. No entanto, existem algumas circunstâncias em que a vacinação pode ser contraindicada ou deve ser evitada. Alguns exemplos incluem:

• Alergia a algum componente da vacina: se o paciente tiver uma alergia a algum componente da vacina, como o ovo ou o formol, a vacinação pode ser contraindicada. O paciente deve informar o médico ou enfermeiro sobre qualquer alergia conhecida antes da vacinação.
  • Doença grave atual: se o paciente tiver uma doença grave atual, como uma infecção grave ou uma doença cardíaca grave, a vacinação pode ser adiada até que a doença esteja sob controle. O médico pode avaliar o risco e ajudar o paciente a decidir se a vacinação é adequada nessas circunstâncias.
  • Doenças do sistema nervoso: algumas doenças do sistema nervoso, como a esclerose múltipla ou a doença de Guillain-Barré, podem ser agravadas pela vacina tríplice bacteriana. Se o paciente tiver uma dessas doenças, o médico pode avaliar o risco e ajudar o paciente a decidir se a vacinação é adequada.
  • Reação grave à vacina anterior: se o paciente tiver tido uma reação grave à vacina tríplice bacteriana ou a qualquer outra vacina no passado, a vacinação pode ser contraindicada. O médico pode avaliar o risco e ajudar o paciente a decidir se a vacinação é adequada nessas circunstâncias.

Se o paciente tiver qualquer dúvida sobre se a vacina tríplice bacteriana é adequada para ele ou ela, ou se há alguma circunstância que possa impedir a vacinação, deve falar com o médico ou enfermeiro. Eles podem avaliar o risco e ajudar o paciente a decidir se a vacinação é adequada para a sua situação individual.

Parâmetros analisados:

Não aplicável.

Já recebeu atendimento? Acesse seus resultados:

Se você já recebeu este serviço e deseja acessar seus resultados, acesse e faça download aqui.

Clique para consultar o preço em locais próximos a você.

Mais do que só remédio, é o cuidado que a gente tem.

De norte a sul, o país já conta com milhares de clínicas e farmácias que vão além do tradicional. Consultas, exames, procedimentos, check-ups e vacinas agora estão ao alcance de todos, com preços acessíveis e a comodidade que você já conhece.

Descubra quais já fazem parte dessa revolução em saúde!

Ficha Técnica do Serviço:

Nome Técnico:

Vacina tríplice bacteriana acelular do tipo adulto – dTpa

Categoria:

Gestante

Parâmetros analisados:

Não aplicável.

Código TUSS:

Código Clinicarx:

Data de última atualização:

12/02/2023

Conteúdo revisado por:

Dr. Cassyano Correr

Farmacêutico. Doutor em Medicina Interna, Diretor Clínico na Clinicarx - Serviços Clínicos.

Dra. Fernanda Alcantara

Farmacêutica. Especialista em Saúde da Família, Head Farmacêutica de Produto na Clinicarx.

Última atualização: 12/02/2023

Acesse seus resultados pelo o QR Code

Aponte a câmera do seu celular para ter acesso.

QR Code https://appsaude.clinicarx.com.br/r/vacina-triplice-bacteriana-adulto