O primeiro mês do ano é conhecido como Janeiro Branco, uma campanha que tem como principal foco conscientizar as pessoas sobre a importância da saúde mental.
Assim como cuidamos do nosso corpo físico, é essencial dedicar atenção à nossa saúde mental.
Aqui você vai entender mais sobre a importância deste tema, quais são os desafios enfrentados na busca pelo bem-estar psicológico e algumas estratégias para promover uma boa saúde mental.
Por que Janeiro Branco?
Assim como os outros meses do ano têm datas relacionadas a causas específicas, como o Outubro Rosa para o câncer de mama e o Novembro Azul para a conscientização sobre o câncer de próstata, o Janeiro Branco busca chamar a atenção para a saúde mental.
Mas, porque esse mês em específico? A escolha do mês de janeiro se deve ao fato de ser o início do ano, um período em que muitas pessoas refletem sobre suas vidas, estabelecem metas e desejam promover mudanças positivas.
É um momento propício para se dedicar ao cuidado da saúde mental, adotando hábitos e práticas que contribuam para o bem-estar emocional e psicológico.
Durante esse mês são realizadas diversas atividades e campanhas para incentivar a reflexão e a conscientização sobre a importância da saúde mental.
O objetivo principal do Janeiro Branco é combater o estigma em torno dos problemas de saúde mental e promover a ideia de que cuidar da saúde mental é fundamental para viver uma vida plena e equilibrada.
Portanto, o Janeiro Branco é um momento importante para reforçar cada vez mais a importância da saúde mental e incentivar a busca por uma vida emocionalmente saudável.
Principais problemas de saúde mental
Você com certeza já ouviu falar sobre várias das enfermidades que podem afetar a mente. Veja quais são algumas delas abaixo:
- Ansiedade: caracterizada pela preocupação excessiva, medos intensos, irritabilidade e tensão.
- Depressão: condição que tem como principais sintomas a tristeza, desânimo, falta de interesse ou prazer nas atividades diárias. É bem comum que os efeitos colaterais sejam alterações no sono, no apetite, na energia e na concentração.
- Transtorno Bipolar: conhecido comumente pelas oscilações extremas de humor, alternando entre episódios de depressão e episódios de energia em excesso;
- Esquizofrenia: doença mental crônica, ela afeta a forma como uma pessoa pensa, sente e se comporta. Alguns dos sintomas mais comuns são as alucinações, delírios, dificuldades de concentração e isolamento social.
- Transtornos alimentares: a anorexia nervosa, a bulimia e o transtorno da compulsão alimentar também estão relacionados à mente, principalmente pela imagem corporal;
- Dependência química: o abuso de substâncias, como álcool, drogas ilícitas e medicamentos afetam tanto a saúde mental quanto a física, gerando problemas de comportamento, relacionamentos e claro, ao organismo.
Essas são apenas alguns dos transtornos mentais que podem afetar uma pessoa, por isso, o diagnóstico com um especialista é tão importante, principalmente para a identificação correta da doença, assim como o tratamento mais adequado.
A Importância da Saúde Mental
A saúde mental é um aspecto fundamental do bem-estar geral de uma pessoa, onde engloba o estado emocional, psicológico e social em que nos encontramos.
Ter uma mente equilibrada nos permite muito além de apenas lidar com o estresse, mas também:
- Enfrentar desafios,
- Estabelecer relacionamentos saudáveis
- Ter uma vida com mais significado.
Porém, o grande obstáculo são as doenças mentais que existem, uma realidade mais do que comum em nosso país: somos considerados como a maior população de ansiosos e depressivos em todo o mundo, segundo dados da OMS.
É claro que são muitos os fatores que impactam nesse sentimento e vivência diária dos brasileiros, mas, o que deve ser feito para modificar esse cenário?
Saúde mental: táticas para ser mais saudável
Existem diversos fatores que podem afetar nossa saúde mental, desde aquele problema do seu trabalho, questões financeiras e tantas outras variantes que fazem parte do nosso dia a dia.
Além disso, ainda há muito estigma em torno dos problemas de saúde mental, o que muitas vezes impede as pessoas de buscar ajuda e apoio adequados.
Felizmente, existem várias estratégias que podem ajudar a promover uma boa saúde mental e que você deve começar a praticar o quanto antes!
Lembre-se que essa recuperação não acontece de um dia para outro: é preciso cuidado, atenção e comprometimento consigo mesmo!
Confira algumas dicas abaixo:
Autoconhecimento
Conhecer a si mesmo, suas emoções, seus limites e suas necessidades é fundamental para cuidar da saúde mental.
Por isso, praticar a autorreflexão, buscar terapia ou aconselhamento é um dos primeiros passos que devem ser adotados, assim, é natural que se desenvolva mais táticas e formas de lidar com as situações do dia a dia.
Além disso, você pode fazer o teste de depressão ou marcar uma consulta com um especialista para saber mais sobre sua condição mental.
Ter relações saudáveis
Relacionamentos positivos e de apoio são essenciais para o bem-estar mental.
Por isso, procure investir tempo e energia em relacionamentos significativos, cultivar vínculos de confiança e ter uma comunicação aberta com pessoas que você ama e se sente à vontade.
Afinal, nada melhor sermos nós mesmos, independente de qual é a situação que estamos passando, não é mesmo?
Equilíbrio entre vida pessoal e profissional
Manter um equilíbrio saudável entre trabalho, vida pessoal e descanso é a base para evitar o estresse excessivo e a exaustão, além do burnout.
Essa doença que ganhou mais destaque nos últimos anos acontece quando se atinge o ápice do desgaste mental, principalmente no ambiente corporativo.
Estabelecer limites, definir prioridades e reservar tempo para atividades relaxantes e prazerosas são importantes para cuidar da sua mente.
Que tal incluir um horário específico em seu dia para praticar seu esporte preferido? Ou ter um momento da semana para conversar com aquele seu amigo tão especial?
Tudo isso pode te ajudar a ter uma vida muito mais equilibrada!
Investir em autocuidado
O autocuidado envolve dedicar tempo e atenção às necessidades físicas, emocionais e mentais.
Algumas das ações simples mas de grande impacto que devem ser vistoriadas, são:
- Dormir o suficiente,
- Adotar uma alimentação saudável,
- Praticar atividades físicas,
- Ter um hobby prazeroso e praticá-lo
- Investir em meditação,
- Praticar técnicas de relaxamento.
Buscar ajuda profissional
Quando enfrentamos desafios emocionais ou mentais, é essencial buscarmos ajuda profissional.
Psicólogos, psiquiatras e outros especialistas em saúde mental podem fornecer apoio, aconselhamento e tratamento adequado para diferentes condições e dificuldades.
Não deixe a sua necessidade de lado por vergonha ou por outras razões: invista em você mesmo e tenha uma mente cada dia mais saudável e fortalecida.
Reduzir o preconceito
Contribuir para a redução do estigma em torno dos problemas de saúde mental é uma responsabilidade de todos.
Por isso, falar abertamente sobre saúde mental, compartilhar experiências, educar-se sobre o assunto e mostrar empatia são maneiras de combater o estigma e promover um ambiente mais acolhedor.
O Janeiro Branco nos lembra da importância de cuidar da nossa saúde mental e buscar o bem-estar psicológico.
A saúde vai muito além do corpo físico: é essencial cuidar dos pensamentos e da mente para uma vida plena e satisfatória.
Por isso, adotar estratégias de autocuidado e buscar apoio quando necessário é um dos primeiros passos que você deve iniciar por si mesmo ou pelas pessoas que ama.
Quer saber mais? A Clinicarx te ajuda no agendamento de vários exames para que você tenha bem estar em todas as áreas de sua vida.