Comemorado no dia 15 de julho desde o ano de 1992, o Dia Nacional do Homem foi fundado para relembrar a importância dos exames preventivos para uma vida cada vez mais longínqua para o sexo masculino.
Mesmo que a data tenha começado de maneira informal, ela tem se tornado cada vez mais um marco com o passar dos anos, onde ações e conhecimento são promovidos à população sobre os exames, diagnósticos e cuidados necessários para esse público.
Em uma visão de dados da ANS, o Brasil possui 22,6 milhões de homens cadastrados nos planos de assistência médica, além daqueles que fazem o uso do Sistema Único de Saúde – SUS.
Com essa grande parcela da população brasileira, é preciso ter mais conhecimento sobre as enfermidades e exames que precisam estar na programação do dia a dia. Confira quais são eles!
Porque o dia nacional do homem?
As ações diárias que adotamos em nossa vida são as principais razões para uma saúde fortalecida, uma imunidade alta e consequentemente, menos doenças no corpo.
Conforme dados do Ministério da Saúde, mais de um terço dos homens não têm cuidado recorrente, onde em muitos casos quando os exames são realizados, já é tarde demais.
No Brasil, os homens vivem cerca de 7 anos a menos do que as mulheres, principalmente pela maior exposição a violência e acidentes de trânsito, mas, doenças cardiovasculares e infartos também são grandes percentuais.
Tudo isso só mostra a importância do dia nacional do homem e da potência dessa conscientização no dia a dia.
Dia nacional do homem: doenças mais comuns!
Diante dos pontos abordados anteriormente, é preciso observar os sintomas diariamente, além de saber quais são as doenças que costumam afetar frequentemente o sexo masculino. São elas:
1 – Câncer de próstata
Somente no Brasil, cerca de 16 mil homens morreram durante o ano de 2019 devido ao câncer de próstata, conforme dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer.
Não se tem uma causa única para o aparecimento dessa doença no público masculino, mas, acredita-se que tem relação direta por fatores genéticos, assim como o avanço da idade, pois tem maior incidência em pessoas acima de 60 anos de idade.
O câncer de próstata tem uma evolução lenta, assim, há negligência por parte dos pacientes pela falta de sintomas, que quando acontecem, a doença já está em estado mais avançado.
Os principais efeitos colaterais que essa enfermidade causa ao corpo são:
- Dor na pélvis;
- Dificuldade para urinar;
- Perda de peso;
- Impotência sexual;
- Dor nos ossos e nas costas.
Mas, é válido lembrar que a doença é facilmente prevenida por meio do exame de toque, que é recomendado para homens acima de 40 anos de idade.
Essa prevenção é rápida, indolor e pode salvar muitas vidas do câncer de próstata, assim como seus efeitos negativos no organismo.
Quer marcar o seu exame preventivo de PSA de detecção do câncer de próstata? A Clinicarx te ajuda com esse agendamento na farmácia mais próxima de você!
2 – Diabetes
Outra doença silenciosa, a diabetes é uma das mais frequentes no público masculino, além de uma de maiores destaques no dia nacional do homem, onde seus sintomas mais comuns são:
- Urina em excesso;
- Vontade de tomar água além do comum;
- Fome insaciável;
- Emagrecimento;
- Pele seca;
- Apatia;
- Problemas de visão.
As causas da diabetes são muitas, mas, as mais comumente detectadas são:
- Sobrepeso e obesidade;
- Pressão alta;
- Genética;
- Sedentarismo;
- Ter mais de 40 anos.
A forma de prevenção mais comum é por meio dos exames preventivos, onde têm-se mais controle da medicação mais eficaz para o organismo, além da prática diária de exercícios físicos e uma alimentação balanceada.
3 – Problemas cardiovasculares
As doenças cardiovasculares são aquelas que danificam o funcionamento do coração e dos vasos sanguíneos da região, o que reduz a funcionalidade do sistema circulatório.
As enfermidades mais comuns são o infarto, a pressão alta, o AVC – Acidente Vascular Cerebral -, e a arritmia.
O principal causador é o colesterol ruim, o famoso LDL, que gera o acúmulo de gordura nas artérias, reduzindo a passagem de sangue de maneira saudável no organismo.
Os sintomas mais comuns são:
- Cansaço em excesso;
- Hipertensão arterial;
- Dores no tórax;
- Palpitações.
Quer se prevenir e ter uma saúde cada vez mais forte? Não perca tempo e saiba seu nível de colesterol ou de glicemia na farmácia mais próxima de você, a Clinicarx te ajuda nesse processo!
4 – Doenças hepáticas
Um dos órgãos mais importantes do organismo humano, o fígado tem influência na digestão dos itens que consumimos, assim como na absorção dos nutrientes principais para que o corpo funcione de maneira correta e direcionada.
Existem algumas ações do dia a dia que podem reduzir e prejudicar o funcionamento desse órgão, como:
- Alimentação desequilibrada;
- Consumo em excesso de álcool;
- Fumar;
- Falta de exercícios físicos.
Para saber se você possui essa doença, é preciso observar alguns efeitos colaterais no corpo, como:
- Vômito;
- Enjoos;
- Dores de cabeça;
- Urina de coloração escura;
- Olhos e peles amarelados;
- Dores no abdômen.
Em casos extremos, é preciso entrar com o processo para o transplante do órgão.
5 – Câncer de pulmão
Conforme dados do INCA, o câncer de pulmão afeta muito mais homens do que mulheres no Brasil, onde uma das principais causas é o tabagismo.
A doença é agressiva e costuma se espalhar rapidamente pelo organismo. Os principais sintomas incluem:
- Escarro com sangue;
- Tosse contínua;
- Rouquidão;
- Falta de ar;
- Dores no peito;
- Pneumonia;
- Perda de peso;
- Falta de apetite.
O tratamento da doença é feito por meio da quimioterapia, radioterapia e outros métodos, o que pode variar conforme o estágio da enfermidade e demais questões individuais.
Por isso, use o dia nacional do homem como um lembrete anual para agendar todos os seus exames e prevenir as doenças o quanto antes.
Cuidados com a saúde para incluir no dia a dia
Existem muitos hábitos que podem ser incluídos no seu dia a dia para que possa prevenir as doenças citadas acima, além de tantas outras mais corriqueiras.
Confira abaixo quais são essas ações e comece a incluir em sua rotina para uma imunidade cada dia mais forte:
Vá ao médico frequentemente
Se você só vai ao médico quando está doente, é preciso marcar agora mesmo sua próxima consulta.
Realizar exames de rotina é primordial para a prevenção de doenças mais graves como as citadas acima, além de ter a possibilidade de começar o tratamento de maneira precoce, reduzindo a mortalidade e efeitos colaterais no organismo.
Reduza a bebida alcoólica e o fumo
Já é de conhecimento público que o tabaco e as bebidas alcoólicas são prejudiciais para o corpo humano quando consumidos em excesso, tanto por provocarem o vício quanto por alterarem o funcionamento do organismo.
Portanto, procure reduzir ou até mesmo parar com o consumo desses itens o quanto antes puder.
Alimentação sustentável
É natural que durante a rotina cansativa e muitos afazeres, não se tenha o tempo necessário para consumir alimentos frescos ou não industrializados, mas é preciso cuidado: essa ação é completamente nociva para o organismo.
Com o consumo de comidas gordurosas, pesadas e não nutritivas têm-se muito mais facilidade no desenvolvimento da pressão alta, diabetes e aumento do colesterol, grandes agentes nocivos para o corpo humano e causadores de doenças.
Faça exercícios físicos
A prática diária de exercícios físicos é um dos primeiros passos que devem ser inseridos na vida de quem deseja ter uma saúde fortalecida e prevenir doenças, como obesidade ou problemas de coração.
Por isso, você pode começar dando uma caminhada na sua quadra, se matriculando em uma academia ou tantas outras possibilidades: existem muitas modalidades de esporte para que encontre aquele que melhor se encaixa com a sua personalidade e rotina.
É a hora levar em consideração o dia nacional do homem e começar a se cuidar para ter uma vida mais longínqua e feliz!