Sexta-Feira, 03 de Maio de 2024

Dia nacional do homem: prevenção, vacina e cuidados

<span class="artigo-escrito">Artigo escrito por: </span>Marcela Mazetto

Artigo escrito por: Marcela Mazetto

Todos os meus artigos

Comemorado no dia 15 de julho desde o ano de 1992, o Dia Nacional do Homem foi fundado para relembrar a importância dos exames preventivos para uma vida cada vez mais longínqua para o sexo masculino.

Mesmo que a data tenha começado de maneira informal, ela tem se tornado cada vez mais um marco com o passar dos anos, onde ações e conhecimento são promovidos à população sobre os exames, diagnósticos e cuidados necessários para esse público.

Em uma visão de dados da ANS, o Brasil possui 22,6 milhões de homens cadastrados nos planos de assistência médica, além daqueles que fazem o uso do Sistema Único de Saúde – SUS.

Com essa grande parcela da população brasileira, é preciso ter mais conhecimento sobre as enfermidades e exames que precisam estar na programação do dia a dia. Confira quais são eles!

Porque o dia nacional do homem?

Porque o dia do homem?

As ações diárias que adotamos em nossa vida são as principais razões para uma saúde fortalecida, uma imunidade alta e consequentemente, menos doenças no corpo.

Conforme dados do Ministério da Saúde, mais de um terço dos homens não têm cuidado recorrente, onde em muitos casos quando os exames são realizados, já é tarde demais.

No Brasil, os homens vivem cerca de 7 anos a menos do que as mulheres, principalmente pela maior exposição a violência e acidentes de trânsito, mas, doenças cardiovasculares e infartos também são grandes percentuais.

Tudo isso só mostra a importância do dia nacional do homem e da potência dessa conscientização no dia a dia.

Dia nacional do homem: doenças mais comuns!

Diante dos pontos abordados anteriormente, é preciso observar os sintomas diariamente, além de saber quais são as doenças que costumam afetar frequentemente o sexo masculino. São elas:

1 – Câncer de próstata

Somente no Brasil, cerca de 16 mil homens morreram durante o ano de 2019 devido ao câncer de próstata, conforme dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer.

Não se tem uma causa única para o aparecimento dessa doença no público masculino, mas, acredita-se que tem relação direta por fatores genéticos, assim como o avanço da idade, pois tem maior incidência em pessoas acima de 60 anos de idade.

O câncer de próstata tem uma evolução lenta, assim, há negligência por parte dos pacientes pela falta de sintomas, que quando acontecem, a doença já está em estado mais avançado.

Os principais efeitos colaterais que essa enfermidade causa ao corpo são:

• Dor na pélvis;
  • Dificuldade para urinar;
  • Perda de peso;
  • Impotência sexual;
  • Dor nos ossos e nas costas.

Mas, é válido lembrar que a doença é facilmente prevenida por meio do exame de toque, que é recomendado para homens acima de 40 anos de idade.

Essa prevenção é rápida, indolor e pode salvar muitas vidas do câncer de próstata, assim como seus efeitos negativos no organismo.

Quer marcar o seu exame preventivo de PSA de detecção do câncer de próstata? A Clinicarx te ajuda com esse agendamento na farmácia mais próxima de você!

2 – Diabetes

Outra doença silenciosa, a diabetes é uma das mais frequentes no público masculino, além de uma de maiores destaques no dia nacional do homem, onde seus sintomas mais comuns são:

• Urina em excesso;
  • Vontade de tomar água além do comum;
  • Fome insaciável;
  • Emagrecimento;
  • Pele seca;
  • Apatia;
  • Problemas de visão.

As causas da diabetes são muitas, mas, as mais comumente detectadas são:

• Sobrepeso e obesidade;
  • Pressão alta;
  • Genética;
  • Sedentarismo;
  • Ter mais de 40 anos.

A forma de prevenção mais comum é por meio dos exames preventivos, onde têm-se mais controle da medicação mais eficaz para o organismo, além da prática diária de exercícios físicos e uma alimentação balanceada.

3 – Problemas cardiovasculares

As doenças cardiovasculares são aquelas que danificam o funcionamento do coração e dos vasos sanguíneos da região, o que reduz a funcionalidade do sistema circulatório.

As enfermidades mais comuns são o infarto, a pressão alta, o AVC – Acidente Vascular Cerebral -, e a arritmia.

O principal causador é o colesterol ruim, o famoso LDL, que gera o acúmulo de gordura nas artérias, reduzindo a passagem de sangue de maneira saudável no organismo.

Os sintomas mais comuns são:

• Cansaço em excesso;
  • Hipertensão arterial;
  • Dores no tórax;
  • Palpitações.

Quer se prevenir e ter uma saúde cada vez mais forte? Não perca tempo e saiba seu nível de colesterol ou de glicemia na farmácia mais próxima de você, a Clinicarx te ajuda nesse processo!

4 – Doenças hepáticas

Um dos órgãos mais importantes do organismo humano, o fígado tem influência na digestão dos itens que consumimos, assim como na absorção dos nutrientes principais para que o corpo funcione de maneira correta e direcionada.

Existem algumas ações do dia a dia que podem reduzir e prejudicar o funcionamento desse órgão, como:

• Alimentação desequilibrada;
  • Consumo em excesso de álcool;
  • Fumar;
  • Falta de exercícios físicos.

Para saber se você possui essa doença, é preciso observar alguns efeitos colaterais no corpo, como:

• Vômito;
  • Enjoos;
  • Dores de cabeça;
  • Urina de coloração escura;
  • Olhos e peles amarelados;
  • Dores no abdômen.

Em casos extremos, é preciso entrar com o processo para o transplante do órgão.

5 – Câncer de pulmão

Conforme dados do INCA, o câncer de pulmão afeta muito mais homens do que mulheres no Brasil, onde uma das principais causas é o tabagismo.

A doença é agressiva e costuma se espalhar rapidamente pelo organismo. Os principais sintomas incluem:

• Escarro com sangue;
  • Tosse contínua;
  • Rouquidão;
  • Falta de ar;
  • Dores no peito;
  • Pneumonia;
  • Perda de peso;
  • Falta de apetite.

O tratamento da doença é feito por meio da quimioterapia, radioterapia e outros métodos, o que pode variar conforme o estágio da enfermidade e demais questões individuais.

Por isso, use o dia nacional do homem como um lembrete anual para agendar todos os seus exames e prevenir as doenças o quanto antes.

Cuidados com a saúde para incluir no dia a dia

Existem muitos hábitos que podem ser incluídos no seu dia a dia para que possa prevenir as doenças citadas acima, além de tantas outras mais corriqueiras.

Confira abaixo quais são essas ações e comece a incluir em sua rotina para uma imunidade cada dia mais forte:

Vá ao médico frequentemente

Se você só vai ao médico quando está doente, é preciso marcar agora mesmo sua próxima consulta.

Realizar exames de rotina é primordial para a prevenção de doenças mais graves como as citadas acima, além de ter a possibilidade de começar o tratamento de maneira precoce, reduzindo a mortalidade e efeitos colaterais no organismo.

Reduza a bebida alcoólica e o fumo

Já é de conhecimento público que o tabaco e as bebidas alcoólicas são prejudiciais para o corpo humano quando consumidos em excesso, tanto por provocarem o vício quanto por alterarem o funcionamento do organismo.

Portanto, procure reduzir ou até mesmo parar com o consumo desses itens o quanto antes puder.

Alimentação sustentável

É natural que durante a rotina cansativa e muitos afazeres, não se tenha o tempo necessário para consumir alimentos frescos ou não industrializados, mas é preciso cuidado: essa ação é completamente nociva para o organismo.

Com o consumo de comidas gordurosas, pesadas e não nutritivas têm-se muito mais facilidade no desenvolvimento da pressão alta, diabetes e aumento do colesterol, grandes agentes nocivos para o corpo humano e causadores de doenças.

Faça exercícios físicos

A prática diária de exercícios físicos é um dos primeiros passos que devem ser inseridos na vida de quem deseja ter uma saúde fortalecida e prevenir doenças, como obesidade ou problemas de coração.

Por isso, você pode começar dando uma caminhada na sua quadra, se matriculando em uma academia ou tantas outras possibilidades: existem muitas modalidades de esporte para que encontre aquele que melhor se encaixa com a sua personalidade e rotina.

É a hora levar em consideração o dia nacional do homem e começar a se cuidar para ter uma vida mais longínqua e feliz!

Gostou do artigo? Compartilhe em duas redes sociais

0 0 votes

Veja essas outras categorias

Veja outros artigos